EPDM é a sigla em inglês para ethylene propylene diene methylene rubber (borracha etileno-propileno-dieno). Este nome complicado se deve a sua composição química. Atualmente, o termo “borracha EPDM” já é bastante difundido pela indústria e é possível encontrar mantas feitas com este composto facilmente, A combinação etileno-propileno-dieno é o que gera as propriedades da borracha EPDM.

EPDM é a sigla em inglês para ethylene propylene diene methylene rubber (borracha etileno-propileno-dieno). Este nome complicado se deve a sua composição química. Atualmente, o termo “borracha EPDM” já é bastante difundido pela indústria e é possível encontrar mantas feitas com este composto facilmente, A combinação etileno-propileno-dieno é o que gera as propriedades da borracha EPDM esse produto permite que os clientes contem com materiais extremamente robustos durante as suas atividades de produção e transporte de cargas além disso o EPDM é um material com impermeabilização para construção de piscinas.

Como o EPDM é utilizado em piscinas?

A borracha EPDM tem uma série de vantagens, como sua resistência e também sua faixa de temperatura suportada. Porém, este não é o principal ponto para este caso. Da mesma forma como ocorre em lagos ornamentais, o EPDM consegue evitar a infiltração de água para a terra após o enchimento da piscina, Para que a borracha EPDM possa fazer isso, os profissionais na obra irão forrar a área demarcada com o material, para somente depois aplicar o revestimento e encher com o líquido.

Características do EPDM

Epdm apresenta boa resistência ao calor e ao envelhecimento, além de boa resistência à baixas temperaturas, à luz solar, Outra característica importante que deve ser mencionada é sua boa elasticidade, seu poder isolante e a possibilidade de utilizá-lo em uma ampla gama de temperaturas, Em termos de resistência química, pode-se dizer que esse tipo de borracha se destaca pela resistência à água quente, vapor, ácidos orgânicos e inorgânicos diluídos, soluções salinas, óleo de silicone, soluções de carbonato de cálcio e carbonato de potássio, Entretanto, não recomenda-se a utilização do lençol de borracha EPDM para GLP, óleos combustíveis, derivados de petróleo e lubrificantes.

Informações técnicas EPDM

  • Propriedades: Poli, Etileno, Propileno, Dienio
  • Resistente ao ozônio e ácidos diluídos
  • Dureza Shore A: 30 a 90
  • Não indicado para uso em contato combustíveis derivados do petróleo e GLP
  • Resistência a ácidos diluídos: excelente
  • Resistência a ácidos concentrados: boa
  • Outras resistências: óleo vegetal , absorção de água, oxidação, pouco envelhecimento diante do calor, baixas temperaturas
  • Temperatura de trabalho: -60°C a 130°C